Lei nº 1.295, de 26 de junho de 2024
METASEPRIORIDADES
ALeideDiretrizesOrçamentárias(LDO)éumdosinstrumentosprevistosno ordenamentolegal doplanejamentopúblicoorçamentário.ÉestabelecidopelaConstituiçãoFederalparaaUnião(Art.165,
§2º)enoArt.4ºdaLeideResponsabilidadeFiscal.
Uma das funções desse dispositivo é definir metas e prioridades da administração pública municipalparao exercício seguinte. Nesse sentido, servecomo ponteentre o Plano Plurianual(PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). O Plano Plurianual, quadrienal, contempla as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal para despesas de capital e despesas decorrentes destas. A LOA,porseuturno, define emdetalheo orçamento para cada órgãoe política pública.À LDO compete apontar, no conjunto dediretrizesfixadas no PPA, o quedeverá orientar a elaboração daLOA, oque é materializado para o exercício de 2024 por meio deste Anexo.
Cumprindo com o compromisso de manter a integração entre os diferentes instrumentos de planejamento,apresentepropostademetaseprioridadesparacomposiçãodasdiretrizesorçamentárias 2025 foi elaborada em consonância com o PPA 2022-2025.
Devido à temporalidade em que o Projeto de LDO é obrigatoriamente encaminhado ao Poder Legislativo, sempre nos meses de abril, há espaço para aprimorar a parametrização das metas. A execuçãofísicaeorçamentáriaaolongode2024,alémdefatoresexternospoderedundaremvariações amaiorouamenornaplanificação.Nessesentido,aelaboraçãodoProjetodeLeiOrçamentáriaAnual, aserremetidoàCâmara,serviráparaaperfeiçoaroplanejamentopara2025eacurarasestimativasde execução e possível revisão das metas ora apresentadas.
1 -Programa(Denominação):000-ENCARGOSESPECIAIS
2 -Ações:
TítulodaAção |
9.002-PAGAMENTODEPRECATÓRIOSESENTENÇASJUDICIAIS |
Finalidade:PAGAMENTODEPRECATÓRIOSESENTENÇASJUDICIAIS |
9.003-PARCELAMENTOCOMOINSS |
Finalidade:PARCELAMENTOCOMOINSS |
9.004-CONTRIBUIÇÃOAOPASEP |
Finalidade:CONTRIBUIÇÃOAOPASEP |
9.006-ENCARGOSFINANCEIROS-FINISA |
Finalidade:OPERAÇÃODECRÉDITO |
1.057-INFRAESTRUTURA URBANA |
Finalidade:OBRASDEINFRAESTRUTURAURABANA |
1.058-ENCARGOSFINANCEIROS-FINISA |
Finalidade:OPERAÇÃODECRÉDITO |
1.059-ENCARGOSFINANCEIROS-FINISA |
Finalidade:OPERAÇÃODECRÉDITO |
1 -Programa(Denominação):001-EDUCAÇÃO:UNIDOSPARASANTANADOFUTURO!!
2 -Ações:
TítulodaAção |
1.006-AQUISIÇÃODEVEICULOSECRETARIADEEDUCAÇÃO |
Finalidade:AQUISIÇÃODETRANSPORTEPARAATENDERASNECESSIDADESDASECRETARIADEEDUCAÇÃO |
1.007-CONST./REF./AMPLIAÇÃODEESCOLASDAEDUCAÇÃOBÁSIC |
Finalidade:REFORMAEAMPLIAÇÃODASESCOLASMUNICIPAISPARAATENDEROSESTUDANTESCOMMELHORQUALIDADE |
1.008-CONSTR.DECOMPLEXOESPORTIVOPARAEDUCAÇÃOBÁSICA |
Finalidade:CONSTRUÇÃODECOMPLEXOESPORTIVOPARADESENVOLVIMENTODEATIVIDADESEXTRACURRICULARES,PARA COMPLEMENTAÇÃO ESCOLAR. |
1.009-AQUISIÇÃODEVEÍCULOPARATRANSPORTEESCOLAR |
Finalidade:AQUISIÇÃODEVEÍCULOPARATRANSPORTEESCOLAR |
1.010-AQU.DEEQUIP.EMOBILIÁRIOSPARAEDUCAÇÃOBÁSICA |
Finalidade:GARANTIRDESEMPENHOEQUALIDADEDOSTRABALHOS |
1.011-AQUISIÇÃOEQUIPP/AMPLIAÇEMANUTSALAINFORMATICA |
Finalidade:MANTEREAMPLIARAAQUISIÇÃODOSEQUIPAMENTOSPARAASSALASDEINFORMÁTICAPARAMELHORATENDER OS ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO |
1.012-CONSTRUÇÃODE CRECHE |
Finalidade:MELHORESPAÇOPARAATENDIMENTOAEDUCAÇÃO |
2.015-MANUTENÇÃODAEDUCAÇÃODEJOVENSEADULTOS |
Finalidade:AMPLIAROCONHECIMENTODOSJOVENSEADULTOSNAEDUCAÇÃOBASICA |
2.016-SECRETARIAMUNICIPALDEEDUCAÇÃO |
Finalidade:SUPORTEDEQUALIDADEATODASASESCOLASECRECHESEAOSSEUSALUNOS. |
2.017-MERENDAESCOLARDAEDUCAÇÃOBÁSICA-INFANTIL |
Finalidade:MANTERUMCARDÁPIOCOMALIMENTAÇÃONUTRICIONALDEQUALIDADE. |
2.018-MERENDAESCOLARDAEDUCAÇÃOBÁSICA-FUNDAMENTAL |
Finalidade:MANTERUMCARDÁPIOCOMALIMENTAÇÃONUTRICIONALDEQUALIDADE. |
2.019-PROFISSIONAISDAEDUCAÇÃOBÁSICA-FUNDAMENTAL |
Finalidade:REMUNERAÇÃODOMAGISTÉRIO |
2.020-MANUTENÇÃODAEDUCAÇÃOBÁSICA -FUNDAMENTAL |
Finalidade:AUMENTARAQUALIDADEDOENSINO,GARANTINDOAOSESTUDANTESACESSO,PERMANÊNCIAEHABILIDADES. |
2.021-TRANSPORTEESCOLARDAEDUCAÇÃOBÁSICA |
Finalidade:MANTEROACESSOATODOSOSALUNOSDOMUNICÍPIO |
2.022-APOIOAOENSINOTÉCNICOPROFISSIONALIZANTE |
Finalidade:POSSIBILITARACESSOAOENSINOPROFISSIONALIZANTEAOSJOVENSDOMUNICIPIO. |
2.023-APOIOAOENSINOSUPERIOR |
Finalidade:TRANSPORTEAOSESTUDANTESDEENSINOSUPERIOR |
2.024-PROFISSIONAISDAEDUCAÇÃOBÁSICA-INFANTIL |
Finalidade:REMUNERAÇÃODOMAGISTÉRIO |
2.025-MANUTENÇÃODAEDUCAÇÃOBÁSICA -INFANTIL |
Finalidade:ATENDERATODADEMANDADOMUNICÍPIO |
1 -Programa(Denominação):006-ESPORTE,LASER,TURISMOECULTURA
2 -Ações:
TítulodaAção |
1.005-MANUTENÇÃODEPRÉDIOSPÚBLICOS |
Finalidade:PRESERVAÇÃOECONSERVAÇÃODEPRÉDIOSPARAOBTERUMAESTRUTURAADEQUADAÀSNECESSIDADES |
2.027-MANT.ATIV.CULTURAISEPATR.HISTÓRICO-FUMPAC |
Finalidade:MANUTENÇÃOEPRESERVAÇÃODASATIVIDADESDOPATRIMÔNIOHISTÓRICOECULTURAL. |
1.044-CONSTRUÇÃODEPÓRTICOSNOMUNICIPIO |
Finalidade:DESENVOLVERIDENTIDADECULTURALEVISUALDOMUNICÍPIO |
1.045-AQUISIÇÃODEACERVOP/BIBLIOTECA |
Finalidade:AMPLIAÇÃODEACESSOAINFORMAÇÃOECULTURA |
1.046-AQUISIÇÃODEINSTRUMENTOSPARAFANFARRAMUNICIPAL |
Finalidade:INSTRUMENTOSMUSICAISPARAFANFARRAMUNICIPAL |
1.047-AQUISIÇÃODEVEICULOPARAOESPORTE |
Finalidade:AQUISIÇÃODEVEICULOPARAOTRANSPORTEDOSMUNÍCIPESEMPRATICASESPORTIVASECULTURAIS |
2.065-DESENVOLVIMENTODASATIVIDADESDACULTURA |
Finalidade:DESENVOLVIMENTODASATIVIDADESDACULTURA |
2.066-EVENTOSEFESTASPOPULARES |
Finalidade:REALIZAÇÃODEEVENTOSEFESTASPOPULARESMANTENDOCOSTUMESDEFESTASPOPULARESE INCENTIVANDO A DIVULGAÇÃO DA CULTURA LOCAL |
2.067-MANUTENÇÃODOFUMTUR |
Finalidade:MANUTENÇÃODEPROJETOSPARAINCENTIVODOTURISMONOMUNICÍPIO |
2.068-DESENVOLVIMENTODOCIRCUITOTURISTICO |
Finalidade:CRESCIMENTOTURÍSTICODAREGIÃO |
2.069-TORREPARASINAISDETV |
Finalidade:AMPLIAÇÃODESINALDETV |
2.071-SUBVENÇÃOÀENTIDADESDESPORTIVAS |
Finalidade:SUBVENÇÃO |
2.072-MANUTENÇÃODODESPORTOAMADOR |
Finalidade:ATIVIDADESPARAINCENTIVARODESENVOLVIMENTODODESPORTOAMADOR |
2.079-CONTRATODERATEIO-DESPORTOELAZER |
Finalidade:PARTICIPAÇÃOEMCONSÓRCIOPÚBLICO |
1 -Programa(Denominação):007-INFRAESTRUTURAURBANADEQUALIDADE
2 -Ações:
TítulodaAção |
1.013-CONSTRUÇÃODEBANHEIROPÚBLICO |
Finalidade:MELHORARAINFRAESTRUTURADOMUNICÍPIOPARAATENDERAPOPULAÇÃOCOMQUALIDADE |
1.014-MANUTENÇÃODECAPELAMORTUARIA |
Finalidade:MANUTENÇÃODECAPELAMORTUÁRIAPARAMELHORATENDERASNECESSIDADESDAPOPULAÇÃO |
1.015-PAVIMENTAÇÃODEVIAS URBANAS |
Finalidade:PAVIMENTAÇÃODASVIASURBANASNOMUNICÍPIOEBAIRROS |
1.016-CONST.REFOR.EAMPL.DEPRAÇAS,PARQUESEJARDINS |
Finalidade:CONSTRUÇÃO,REFORMAEAMPLIAÇÃODEPRAÇAS,PARQUESEJARDINS |
1.017-CONSTRUÇÃOEMANUTENÇÃODEMUROSDE CONTENÇÃO |
Finalidade:CONSTRUÇÃOEMANUTENÇÃODEOBRASDECONTENÇÃOPARAASEGURANÇADAPOPULAÇÃO |
1.026-CONSTRUÇÃOEREFORMADEQUADRAPOLIESPORTIVA |
Finalidade:CONSTRUÇÃOEREFORMADEQUADRAPOLIESPORTIVA |
2.028-DESENV.SERV.SETOROBRAS,HABITAÇÃOEURBANISMO |
Finalidade:PROPORCIONARMELHORIADACONDIÇÃODEMORADIA,TRANSPORTEEACESSOASPOLITICASURBANAS |
2.029-MANUTENÇÃODEPRAÇAS,PARQUESEJARDINS |
Finalidade:MELHORIADOSESPAÇOSPÚBLICOSMUNICIPAIS |
2.030-MANUTENÇÃODASATIVIDADESDAFÁBRICADEBLOQUETES |
Finalidade:FABRICAÇÃODEBLOQUETESPARAOCALÇAMENTODASVIASURBANASDOMUNICIPIO |
2.031-DESENVOLVIMENTODAILUMINAÇÃOPÚBLICA |
Finalidade:CONTINUIDADEDAILUMINAÇÃOPÚBLICAMUNICIPAL |
1.032-CONSTRUÇÃODEABRIGOPARAONIBUS |
Finalidade:ABRIGOPARAÔNIBUSPARAMELHORATENDIMENTOESATISFAÇÃODAPOPULAÇÃO. |
2.032-DESENVOLVIMENTODALIMPEZAPÚBLICA |
Finalidade:MELHORIACONTINUADALIMPEZAPÚBLICANOMUNICÍPIO,PROPORCIONANDOAOCIDADÃOCOLETAREGULARE DESTINAÇÃO CORRETA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. |
2.049-MANUTENÇÃODOSERVIÇODEVIAS URBANAS |
Finalidade:PROPORCIONARMELHORIADACONDIÇÃODEUTILIZAÇÃODASVIASURBANAS |
2.076-MANUTENÇÃODOSSERVIÇOSURBANOS |
Finalidade:MANUTENÇÃODALIMPEZAPÚBLICA,PARQUESEJARDINSEVIASURBANAS |
1 -Programa(Denominação):008-POLÍTICADESANEAMENTOEMEIOAMBIENTE
2 -Ações:
TítulodaAção |
1.020-CONST.EMANUT.DAREDEDEESGOTOEAGUASPLUVIAIS |
Finalidade:CONSTRUÇÃOEMANUTENÇÃODAREDEDEESGOTOEÁGUASPLUVIAISNACIDADEEBAIRROS |
1.021-ABASTECIMENTOD'AGUA |
Finalidade:GARANTIROABASTECIMENTODEÁGUAPARAATENDERANECESSIDADEDAPOPULAÇÃO. |
1.022-DRAGAGEMDERIOS |
Finalidade:REMOÇÃODEMATERIALACUMULADOEMRIOSRemoçãodematerialdesedimentaçãoacumuladoemriosdeveser constante e planejada |
2.033-MANUTENÇÃODAREDEESGOTOEAGUASPLUVIAIS |
Finalidade:DESENVOLVIMENTODOSERVIÇODEESGOTOEÁGUASPLUVIAIS |
2.034-ABASTECIMENTOD'ÁGUA |
Finalidade:GARANTIROABASTECIMENTODEÁGUAPARAATENDERANECESSIDADEDAPOPULAÇÃO. |
1.043-AQUISIÇÃODECAMINHÃOCOMPACTADORDELIXO |
Finalidade:MELHORARACOLETADOLIXOCOMINTUITODEPREVENÇÃODESAÚDE |
1.055-ESGOTAMENTOSANITÁRIO |
Finalidade:COLETAETRATAMENTODOESGOTOSANITÁRIO |
1 -Programa(Denominação):009-SAÚDECOMEQUIDADEEREDUZINDOVULNERABILIDADES
2 -Ações:
TítulodaAção |
1.027-AQUISIÇÃODEEQUIPAMENTOSESOFTWAREPARASAÚDE |
Finalidade:APRIMORARAINFORMATIZAÇÃODAREDEDESAÚDEDEFORMAAPROPORCIONARAGILIDADE,MONITORAMENTO E CONTROLE NOS ATENDIMENTOS, FAVORECENDO MAIOR TRANSPARÊNCIA NOS SERVIÇOS |
1.028-AQUISIÇÃODEVEÍCULOSPARA SAÚDE |
Finalidade:AMPLIAREDARMANUTENÇÃONAFROTAPRAFAVORECERODESLOCAMENTOEPROPORCIONARMAIS CONFORTO E SEGURANÇA AOS PACIENTES |
1.029-CONST.AMPL.REFOR.DASUNIDADESBÁSICASDE SAUDE |
Finalidade:ADEQUARAESTRUTURAFÍSICADASUNIDADESDEFORMAFUNCIONALEQUEGARANTAUMATENDIMENTO SEGURO PARA A POPULAÇÃO |
2.035-PROGRAMADEAGENTESCOMUNTÁRIOSDESAÚDE -PACS |
Finalidade:GARANTIROCUMPRIMENTODEPROGRAMASEMETASNOTOCANTEAATENÇÃOBÁSICA,PROMOVENDOA PREVENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE DEVIDA |
2.036-PROGRAMADESAÚDEBUCAL- PSB |
Finalidade:GARANTIRAÇÕESDEPROMOÇÃO,PREVENÇÃOERECUPERAÇÃODASAÚDEBUCALDOSMUNÍCIPES |
2.037-MANUTENÇÃODASATIVIDADESDOATENDIMENTOBASICO |
Finalidade:GARANTIRATENDIMENTODEQUALIDADEECOMEFICIÊNCIAPARAATINGIRADEMANDAMUNICIPAL |
2.038-DESENVOLVIMENTODOPROGRAMASAUDEDAFAMILIA- PSF |
Finalidade:GARANTIROCUMPRIMENTODEPROGRAMASEMETASNOTOCANTEAATENÇÃOBÁSICA,PROMOVENDOA PREVENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA |
2.039-ATENDIMENTOFORADODOMICILIO- MAC |
Finalidade:OFERECERATENDIMENTODEMÉDIAEALTACOMPLEXIDADEDEFORMAAATENDERADEMANDA |
2.040-AÇÕESDEVIGILÂNCIASANITÁRIA |
Finalidade:PROMOVERAÇÕESCAPAZESDEELIMINAR,DIMINUIROUPREVENIRRISCOSEAGRAVOSÀSAÚDE,PROVENIENTES DA PRODUÇÃO E DA CIRCULAÇÃO DE BENS E DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INTERESSE DA SAÚDE |
2.041-AÇÕESDEVIGILÂNCIAEPIDEMIOLOGICA |
Finalidade:PROMOVERADETECÇÃOEPREVENÇÃODEDOENÇASEAGRAVOSTRANSMISSÍVEISÀSAÚDEESEUSFATORES DE RISCO, COM FOCO NO DIAGNÓSTICO PRECOCE, NA CONTENÇÃO DE SURTOS E A REALIZAÇÃO DE TRATAMENTO. |
1.041-CONSTRUÇÃODASECRETARIAMUNICIPALDESAÚDE |
Finalidade:CONSTRUÇÃODASEDEADMINISTRATIVAPARAASAÚDE |
1.042-AQUISIÇÃODEEQUIPAMENTOSPARAA SAUDE |
Finalidade:POSSIBILITANDOAEXECUÇÃODEUMASAÚDEEFICIENTEEEFICAZ |
2.042-MANUTENÇÃODASATIVIDADESDAFARMÁCIAMUNICIPAL |
Finalidade:PROMOVERFORNECIMENTODEAMPLALINHADEMEDICAMENTOSATRAVÉSDAREMUMEEOTIMIZARPROCESSOS PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS ESTADUAIS E EVENTUAIS, BUSCANDO A MELHOR ASSISTÊNCIA E ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS. |
2.043-SECRETARIAMUNICIPALDESAÚDE |
Finalidade: GERIR E COORDENAR OS PROGRAMAS, PROJETOS E ATIVIDADES VOLTADOS PARA A PROMOÇÃO DO ATENDIMENTOINTEGRALÀSAÚDEDAPOPULAÇÃO DOMUNICÍPIO,NACONDIÇÃODEGESTORAMUNICIPALDOSISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -SUS |
2.062-GESTÃODAACISPES |
Finalidade:PROPORCIONARAOSUSUÁRIOSCONSULTASEEXAMESESPECIALIZADOSDEFORMAAPOTENCIALIZARO ATENDIMENTO E DILUIR A DEMANDA EM TEMPO HÁBIL |
2.063-GESTÃOCISDESTE |
Finalidade:VIABILIZARATENDIMENTOETRANSPORTEADEQUADODEURGÊNCIAEEMERGÊNCIAGARANTINDOAENTRADA DOS PACIENTES NAS UNIDADES HOSPITALARES |
1 -Programa(Denominação):010-PROTEÇÃOSOCIALBÁSICA
2 -Ações:
TítulodaAção |
1.037-AQUISIÇÃODEEQUIPAMENTOSPARAOCRAS |
Finalidade:AQUISIÇÃODEEQUIPAMENTOSPARAOCRAS |
1.038-AQUISIÇÃODEVEICULOPARAOCRAS |
Finalidade:EQUIPARAUNIDADEDEATENDIMENTODOCRAS |
1.039-MANUTENÇÃODOCRAS |
Finalidade:CONSTRUÇÃODOPREDIODASEDEPRÓPRIAPARAOFUNCIONAMENTODOCRAS |
1.040-CONSTRUÇÃO/AMPLIAÇÃO/REFORMACENTRODECONVIVENCIA |
Finalidade:QUALIFICARAOFERTADESERVIÇOSDECONVIVÊNCIA |
2.056-DESENVOLV.PROG.ATENÇÃOINTEGRALAFAMILIA-PAIF |
Finalidade:RETIRARFAMÍLIASDASITUAÇÃODEVULNERABILIDADESOCIAL |
2.057-DESENVOLVIMENTODASATIVIDADESDOCRAS |
Finalidade:PROMOVERAÇÕESDEDESENVOLVIMENTODOCRAS |
2.058-DESENVOLVIMENTOPROGRAMAIGD-SUAS |
Finalidade:AUXILIARAIMPLANTAÇÃODOSUASATENDIMENTOCRAS |
2.059-SERVIÇODECONVIVÊNCIAEFORTALECIMENTODEVÍNCULO |
Finalidade:OFERTARSERVIÇOSDECONVIVÊNCIAEFORTALECIMENTO |
2.060-DESENVOLVIMENTOAÇÕESBOLSAFAMÍLIA |
Finalidade:PROGRAMADEGERAÇÃODERENDA |
1.060-MANUTENÇÃODOMSEMA |
Finalidade:ASSISTENCIAAOMENORINFRATOR |
2.073-ATENDIMENTOACRIANÇAEAOADOLESCENTE |
Finalidade:ATENDIMENTOACRIANÇAEAOADOLESCENTE |
2.080-MANUTENÇÃODOMSEMA |
Finalidade:PROTEÇÃOAOADOLESCENTEINFRATRO |
1 -Programa(Denominação):011-GESTÃODAASSISTÊNCIASOCIAL
2 -Ações:
TítulodaAção |
1.030-CONSTR.DASECR.MUNICIPALDEASSISTÊNCIASOCIAL |
Finalidade:CONSTRUÇÃODESEDEADMINISTRATIVAPARAASSISTÊNCIASOCIAL |
1.031-AQUISIÇÃODEVEÍCULOPARACONSELHOTUTELAR- CT |
Finalidade:AQUISIÇÃODEVEÍCULOPARACONSELHOTUTELAR |
2.044-DESENVOLVIMENTODASECRETARIAASSISTÊNCIASOCIAL |
Finalidade:MANTERODESENVOLVIMENTODASATIVIDADESDASECRETARIADEASSISTÊNCIASOCIALPARA ASSESSORAMENTO DOS SERVIÇOS REALIZADOS NO SETOR |
2.045-MANUT.CONSELHOMUNIC.DACRIANÇAEDOADOLESCENTE |
Finalidade:FORTALECEROCONSELHOAMPLIANDOAPROTEÇÃOACRIANÇAEAOADOLESCENTEEMSITUAÇÕESDE VULNERABILIDADE |
2.046-MANUTENÇÃODOCONSELHOTUTELAR-CT |
Finalidade:FORTALECEROCONSELHOTUTELARAMPLIANDOAPROTEÇÃOACRIANÇAEAOADOLESCENTEEMSITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE. |
2.048-MANUTENÇÃODOCONSELHOMUNICIPALDOIDOSO |
Finalidade:FORTALECEROCONSELHO,AMPLIANDOAPROTEÇÃODOIDOSOEMSITUAÇÃODEVULNERABILIDADE |
1.051-AQUISIÇÃODEVEÍCULOP/SEC.MUNDEASSISSOCIAL |
Finalidade:AQUISIÇÃODEVEÍCULOP/SEC.MUNDEASSISSOCIAL |
2.061-BENEFÍCIOSEVENTUAISEEMERGENCIAIS |
Finalidade:DOAÇÃODEMATERIAISOUPRESTAÇÕESDESERVIÇOSPARAATENDIMENTOASDIFICULDADESTEMPORÁRIAS ENCONTRADAS PELAS FAMÍLIAS CADASTRADAS |
2.064-SUBVENÇÃOAENTIDADESCOMUNITARIAS |
Finalidade:SUBVENÇÃO |
2.074-MANUT.DOCONSELHOMUNICIPALDAASSISSOCIAL-CMAS |
Finalidade:FISCALIZAÇÃODAGESTÃODAPOLITICADOSUAS |
1 -Programa(Denominação):013-MELHORASSISTÊNCIAAOPRODUTORRURAL
2 -Ações:
TítulodaAção |
2.006-CONTRIBUIÇÃOACIMPAR- SIM |
Finalidade:SERVIÇODEINSPEÇÃOMUNICIPAL-SIM |
1.036-AQUISIÇÃODEMÁQUINASEEQUIPAMENTOSAGRÍCOLAS |
Finalidade:AQUISIÇÃODEMÁQUINASEEQUIPAMENTOSAGRÍCOLAS |
2.052-SUBVENÇÃOAOSINDICATORURALDESANTANADODESERTO |
Finalidade:ASSISTÊNCIAAOPRODUTORRURAL |
2.053-REALIZAÇÃODEEXPOSIÇÃOAGROPECUÁRIA |
Finalidade:REALIZAÇÃODEEXPOSIÇÃOAGROPECUÁRIAPARADIVULGAÇÃODAPRODUÇÃO,EDOMERCADODEPRODUTOS AGROPECUÁRIOS, PROVENDO INTEGRAÇÃO ENTRE OS PRODUTORES DO MUNICÍPIO. |
2.054-MANUTENÇÃOCONVÊNIOEMATER |
Finalidade:MANUTENÇÃOCONVÊNIOEMATER |
2.055-ASSISTÊNCIAAOPRODUTOR RURAL |
Finalidade:APERFEIÇOAROSPROCESSOSUTILIZADOS,BUSCANDOODESENVOLVIMENTOSÓCIO-ECONÔMICOESUSTENTÁVEL DO AGRONEGÓCIO, GERANDO EMPREGO E RENDA NO MUNICÍPIO. |
1 -Programa(Denominação):016-MELHORIANOTRANSPORTEDOMUNICÍPIO
2 -Ações:
TítulodaAção |
1.025-AQU.DEVEÍCULOS,EQUIP.EMÁQUINASPARAESTRADAS |
Finalidade:ADQUIRIRVEÍCULOS,MÁQUINASEEQUIPAMENTOSPARASUBSTITUIÇÃODOSEXISTENTESQUEESTEJAM OBSOLETOS E SUCATEADOS, BEM COMO AMPLIAR A FROTA PARA MELHORAR O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO |
1.033-AQUISIÇÃODEVEÍCULOPARATRANSPORTEPÚBLICO |
Finalidade:ADQUIRIRVEÍCULOPARAOFERECERTRANSPORTEPÚBLICONOMUNICÍPIODESANTANADODESERTO |
1.034-CONSTRUÇÃOEREFORMADEPONTES |
Finalidade:CONSTRUÇÃOEREFORMADEPONTES |
1.035-ABERTURADAPEDREIRA-SERRARIAXBAIRRODASFLORES |
Finalidade:DESOBSTRUÇÃODEACESSOAOBAIRRODASFLORESESERRARIAPARAMELHORFLUIDEZDETRANSITODO MUNICIPIO |
2.050-MANUTENÇÃODOTRANSPORTEPÚBLICOURBANO |
Finalidade:MANUTENÇÃODO(S)VEÍCULOSDOTRANSPORTEPÚBLICOMUNICIPAL,QUEOFERECEAOSMUNÍCIPESUM TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE. |
2.051-DESENVOLVIMENTODOSERVIÇODEESTRADAS |
Finalidade:OBRASDEINFRAESTRUTURA,CONSERVAÇÃOEMELHORIADASESTRADAS |
1.056-DESENVOLVIMENTODOSERVIÇOSDEESTRADAS |
Finalidade:MELHORIADASESTRADASDOMUNICÍPIO |
2.070-TRANSPORTEPARAPROJETOSMUNICIPAIS |
Finalidade:TRANSPORTECOMUNITÁRIOPARAATENDIMENTOAPROJETOSESPORTIVOSESOCIAIS |
1 -Programa(Denominação):017-GESTÃOADMINISTRATIVAEFICIENTE
2 -Ações:
TítulodaAção |
9.001-PAGAMENTOÀINATIVOS |
Finalidade:PAGAMENTOÀINATIVOS |
1.004-AQUISIÇÃODEEQUIPAMENTOSPARAOGABINETE |
Finalidade:APRIMORAMENTOEAGILIDADEAAÇÕESDOPREFEITOMUNICIPAL |
2.007-DESENVOLVIMENTODASATIVIDADESDOGABINETE |
Finalidade:PROMOVERAMODERNIZAÇÃOADMINISTRATIVANOSDIVERSOSSETORESDAADMINISTRAÇÃOMUNICIPAL, OFERECENDO MELHORIA CONTÍNUA DA GESTÃO |
2.008-CONTRIBUIÇÃOAAMM |
Finalidade:CONTRIBUIÇÃOAAMM |
2.009-PAGAMENTODEAGENTESPOLÍTICOS |
Finalidade:PAGAMENTODESUBSÍDIOSAOPREFEITO,VICEPREFEITOESECRETÁRIOSMUNICIPAIS |
2.010-CONTRIBUIÇÕESA AMPAR |
Finalidade:MANUTENÇÃODOCONVÊNIOCOMASSOCIAÇÃODEMUNICIPIOSDOVALEDOPARAIBUNA |
2.011-CONTRIBUIÇÕESACNM |
Finalidade:CONTRIBUIÇÕESACNM |
2.012-CONVÊNIOCOMAPOLÍCIAMILITAR |
Finalidade:COFINANCIARASEGURANÇAPÚBLICAOMUNICÍPIO,PROVENDOAPOLICIAMILITARDOSREQUISITOSMÍNIMOSPARA SEUFUNCIONAMENTO. |
2.013-REGULARIZAÇÃODEDESPESASDEEXERCÍCIOSANTERIORES |
Finalidade:REGULARIZAÇÃODEDESPESASDEEXERCÍCIOSANTERIORESNÃOCONTABILIZADASNORESPECTIVOEXERCÍCIO |
2.014-DESENVOLVIM.DEPTO.DEADMINISTRAÇÃOEFINANÇAS |
Finalidade:PROPORCIONARAMANUTENÇÃOEOAPRIMORAMENTODASATIVIDADESCONTÁBEISEFINANCEIRAS |
2.026-DESENVOLVIMENTODOSSERVIÇOSFUNERÁRIOS |
Finalidade:MANUTENÇÃODOCEMITÉRIOMUNICIPAL |
2.047-CONSELHOMUNICIPALDEASSISTÊNCIASOCIAL |
Finalidade:FUNCIONAMENTODOSCONSELHOSDEASSISTÊNCIASOCIAL |
1.050-AQUISIÇÃODEVEÍCULOPARAGABINETE |
Finalidade:AQUISIÇÃODEVEÍCULOPARAUSODOGABINETE |
2.075-CONTRATODERATEIO-CIMPAR |
Finalidade:PARTICIPAÇÃOEMCONSÓRCIOPÚBLICO |
2.078-CONTRATODERATEIO-GESTÃOCIESP |
Finalidade:PARTICIPAÇÃOEMCONSÓRCIOPÚBLICO |
1 -Programa(Denominação):018-DESENVOLVIMENTOINDUSTRIAL
2 -Ações:
TítulodaAção |
1.023-AQUISIÇÃODETERRENOPARAPARQUEINDUSTRIAL |
Finalidade:AQUISIÇÃODETERRENOPARAODESENVOLVIMENTOINDUSTRIALNOMUNICIPIO |
1.024-CONSTRUÇÃOPARQUEINDUSTRIAL |
Finalidade:CONSTRUÇÃODEGALPÃOPARAODESENVOLVIMENTOINDUSTRIALNOMUNICÍPIO |
1 -Programa(Denominação):020-PROCESSOLEGISLATIVO
2 -Ações:
TítulodaAção |
1.001-APARELHAMENTODACÂMARAMUNICIPAL |
Finalidade:ADQUIRIRNOVOSEQUIPAMENTOSEMOBILIÁRIOSPARAMELHORDESEMPENHODASFUNÇÕESLEGISLATIVAS |
2.001-GESTÃOADMINISTRATIVADACÂMARAMUNICIPAL |
Finalidade:MANTERASATIVIDADESDACÂMARA |
1.002-MANUTENÇÃODOSISTEMADOGERADORFOTOVOLTAICO |
Finalidade:MANUTENÇÃOEASSISTÊNCIANOGERADORFOTOVOLTAICO |
2.002-PAGAMENTODEAGENTESPOLÍTICOS |
Finalidade:REMUNERAROSAGENTESPOLÍTICOS,PAGARASOBRIGAÇÕESPATRONAISDECORRENTES,ALÉMDO FINANCIAMENTO DAS DESPESAS DE VIAGENS |
1.003-APARELHAMENTODOCALC |
Finalidade:APARELHAMENTODOCALC |
2.003-HOMENAGENS,FESTIVIDADESERECEPÇÕES |
Finalidade:TORNARPUBLICOCOMUMATODEGRATIDÃOASPESSOASQUEPRESTARAMSERVIÇOSRELEVANTESA COMUNIDADE. |
2.004-ATIVIDADESDOCALC |
Finalidade:ATIVIDADESDOCALC |
2.005-MANUTENÇÃODOPRÉDIODACÂMARA |
Finalidade:MANUTENÇÃODOPRÉDIODACÂMARA |
1.048-AMPLIAÇÃODASPLACASDOGERADORFOTOVOLTÁICO |
Finalidade:AMPLIAÇÃODOSISTEMADEENERGIASOLARQUEPRODUZENERGIAELÉTRICALIMPAERENOVÁVEL |
1.049-AQUISIÇÃODEVEÍCULO |
Finalidade:AUXILIARNASATIVIDADESDOLEGISLATIVO |
1.054-PARLAMENTOJOVEM |
Finalidade:MANUTENÇÃODASATIVIDADESLEGISLATIVAS |
2.077-PARLAMENTOJOVEM |
Finalidade:MANUTENÇÃODASATIVIDADESDOLEGISLATIVO |
1 -Programa(Denominação):022-MELHORIAHABITACIONAL
2 -Ações:
TítulodaAção |
1.018-AQUISIÇÃODETERRENOPARAPROGRAMAHABITACIONAL |
Finalidade:DESENVOLVIMENTODOPROGRAMAHABITACIONAL |
1.019-CONSTRUÇÃOEREFORMADECASASPOPULARESURBANAS |
Finalidade:CONSTRUÇÃODECASASPOPULARESURBANAS |
1.053-OBRASDEINFRAESTRUTURAPARALOTEAMENTOPOPULAR |
Finalidade:EFETUARAINFRAESTRUTURANOLOTEAMENTOPARAACONSTRUÇÃODECASASPOPULARES |
1 -Programa(Denominação):999-RESERVADECONTINGÊNCIA
2 -Ações:
TítulodaAção |
9.005-RESERVADECONTINGÊNCIA |
Finalidade:ACLASSIFICAR |
METASFISCAIS
Ematendimentoaodispostonos§§1ºe2º,doart.4ºdaLeideResponsabilidadeFiscal (Lei Complementar n.º 101, de 04 de maio de 2000) e em conformidade com o determinado na Portaria da Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda de nº 699, de 07 de julho de 2023, o presente Anexo de Metas Fiscais contém os seguintes demonstrativos:
● DemonstrativoI–MetasAnuais(LRF,Art4º,§1º):
Estabelece metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultadonominaleprimárioemontantedadívidapública,paraoexercícioaquesereferemepara os dois seguintes.
● DemonstrativoII–AvaliaçãodoCumprimentodasMetasFiscaisdoExercícioAnterior (LRF, Art. 4º, § 2º, Inciso I)
Comparaasmetasfixadaseoresultadoobtidonoexercíciofinanceirodosegundoanoanteriorao ano de referência da LDO, incluindo análise dos fatores determinantes para o alcance ou não dos valores estabelecidos como metas.
● DemonstrativoIII–MetasFiscaisAtuaisComparadascomasMetasFiscaisFixadasnos Três Exercícios Anteriores (LRF, Art. 4º, § 2º, Inciso II):
Estabelece as metas anuais, instruídas com metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparadas com as metas fiscais fixadas nostrês exercícios anteriores, com valores demonstrados a preços correntes e constantes.
● DemonstrativoIV–EvoluçãodoPatrimônioLíquido(LRF,Art.4º,§2º,IncisoIII):
Contém a demonstração da evolução do patrimônio líquido dos últimos três exercícios anteriores ao ano de edição da respectiva Lei de Diretrizes Orçamentárias.
● DemonstrativoV–OrigemeAplicaçãodosRecursosObtidoscomaAlienaçãodeAtivos (LRF, Art. 4º, § 2º, Inciso III):
Estabelece aOrigem eaaplicação dosrecursosobtidos comaalienaçãode ativos, sendovedada aaplicaçãodereceitadecapitalderivadadealienaçãodebensedireitosqueintegramopatrimônio públicoparaofinanciamentodedespesascorrentes,salvosedestinadaporleiaoRegimeGeralde Previdência Social ou ao RPPS.
● DemonstrativoVI–AvaliaçãodaSituaçãoFinanceiraeAtuarial(RPPS)(LRF,Art.4º,§2º, Inciso IV, alínea a):
A avaliação da situação financeira é baseada no demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos, publicados no Relatório Resumido da Execução Orçamentaria - RREO do último bimestre do segundo ao quarto anos anteriores ao ano de referência da LDO.
● Demonstrativo VII – Estimativa e Compensação da Renúncia de Receita (LRF, Art. 4º, § 2º, Inciso V):
A renúncia compreende incentivos fiscais, anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.
● DemonstrativoVIII–MargemdeExpansãodasDespesasObrigatóriasdeCaráter Continuado. (LRF, Art. 4º, § 2º, Inciso V):
Estabelece amargem de expansãodas despesas decaráter continuado acompanhadode análise técnica.
OsconceitosadotadosnacomposiçãodosíndicesevaloresdoanexodemetasFiscais tiveram como base a portaria STN nº 699, de 07 de julho de 2023, que aprova a 14º edição do ManualdeDemonstrativosFiscais–MDFaplicadaaUnião,estados,DistritoFederaleMunicípios, conforme a seguir:
1. MetasAnuais
1.1. MetasAnuaisde2025a2027
O Demonstrativo deMetas anuais contempla as informações relativas àsreceitas (total eprimárias),despesas(totaleprimárias),resultadosprimárioenominal,dívidapúblicaconsolidada e dívida consolidada líquida, para o ano de referência da LDO e para os dois anos seguintes, em valores corrente e constante.
Este demonstrativo tem por objetivo, além de dar transparência sobre as metas fiscais relativas ao município, dando base à avaliação da política fiscal estabelecida pelo chefe do Poder Executivoparaotriênio,orientaraelaboraçãodoprojetodeleiorçamentáriaanualdeformaa permitir o alcance das metas conforme planejado.
Paramelhorentendimento,cabemaquiosseguintesconceitos:
a) Valor Corrente: Identificam os valores das metas fiscais para o exercício financeiro a que se referem, utilizando o cenário macroeconômico de forma que os valores apresentados sejam claramente fundamentados.
b) Valor Constante: Identificam os valores constantes que equivalem aos valores correntes abstraídos da variação do poder aquisitivo da moeda, ou seja, expurgando os índices de inflação ou deflação aplicados no cálculo do valor corrente, trazendo os valores das metas anuais para valores praticados no ano anterior ao ano de referência da LDO.
c) ReceitaTotal(EXCETOFONTESRPPS): correspondeasestimativasdereceitatotalpara oexercíciofinanceiroaqueserefereaLDO eparaosdoisexercíciosseguintesnãosendo consideradas as receitas com fontes do RPPS.
d) Receitas Primárias (EXCETO FONTES RPPS): Corresponde a estimativas de Receitas Primárias do ente, exceto as receitas com fontes de recursos do RPPS, para o exercício financeiro a que se refere à LDO e para os dois exercícios seguintes.
e) Receitas Primárias Correntes: Corresponde a estimativas do ente para o exercício financeiroaqueserefereàLDOeparaosdoisexercíciosseguintes,dasreceitascorrentes de Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria, Transferências Correntes e Demais ReceitasPrimáriasCorrentes(esteitemincluiascontribuiçõesresiduaisquenãose
constituem recursos do RPPS do ente), deduzidas as aplicações financeiras e as outras receitas correntes financeiras.
f) Impostos,TaxaseContribuiçõesdeMelhoria: Correspondeasestimativas domunicípio para o exercício financeiro a que se refere à LDO e para os dois exercícios seguintes, das receitas de impostos, taxas e contribuições de melhoria.
g) TransferênciasCorrentes:Registraaestimativaparaoexercíciofinanceiroaqueserefere à LDO e para os dois exercícios seguintes, de ingressos dos recursos de outro ente ou entidade, recebedora ou transferidora (pessoas de direito público ou privado), realizados mediante condições preestabelecidas, ou mesmo sem qualquer exigência, isto é, independentementedecontraprestaçãodiretadebenseserviços,desdequeoobjetivoseja a aplicação em despesas correntes.
Registra também a estimativa de recursos oriundos de convênios firmados, com ou sem contraprestação de serviços, por entidades públicas de qualquer espécie, ou entre estas e organizaçõesparticulares,pararealizaçãodeobjetivos deinteressecomumdospartícipes, destinados a custear despesas correntes.
h) DemaisReceitasPrimáriasCorrentes:correspondeaestimativadoenteparaoexercício financeiro a que se refere à LDO e para os dois exercícios seguintes, das demais receitas correntes, com exceção de receitas recebidas com fontes de recurso do RPPS, não classificáveis nas categorias econômicas anteriores, tais como receita patrimonial (deduzidasdasrespectivasaplicaçõesfinanceiras),agropecuária,receitaindustrialereceita de serviços, que se destinam às unidades gestoras dos respectivos recursos ou têm sua destinação estabelecida por legislação específica, bem como multas administrativas, contratuais e judiciais, indenizações, restituiçõese ressarcimentos, bens,direitos e valores incorporados ao Patrimônio Público e outras receitas de origens diversas ainda não contempladas nos itens anteriores.
i) Receitas Primárias de Capital: Corresponde a estimativa do ente para o exercício financeiroaqueserefereàLDOeparaosdoisexercíciosseguintes,dasreceitasdecapital, com exceção de receitas recebidas com fontes de recurso do RPPS, deduzidas as operações de crédito, as amortizações de empréstimos, as receitas de alienação de investimentos temporários e de investimentos permanentes e as outras receitas de capital não primárias.
j) Despesa Total (EXCETO FONTES RPPS): Corresponde aos valores estimados para as despesastotaisparaoexercíciofinanceiroaqueserefereaLDO eparaosdoisexercícios seguintes, não sendo consideradas as despesas custeadas com fontes de recursos do RPPS.
k) DespesasPrimárias(EXCETOFONTESRPPS):Correspondeaosvaloresestimadospara as Despesas Primárias para o exercício financeiro a que se refere a LDO e para os dois exercícios seguintes.
l) Despesas Primárias Correntes: Registra o total estimado das despesas correntes, com exceção das despesas custeadas com fontes de recursos do RPPS deduzidos os juros e encargos da dívida, para o exercício financeiro, a que se refere a LDO e para os dois exercícios seguintes.
m) Pessoal e Encargos Sociais: Registra os valores estimados, para o exercício financeiro a queserefereaLDO eparaosdoisexercíciosseguintes, dasdespesasorçamentáriascom pessoal ativo, inativo e pensionistas, relativas a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos,civis,militaresedemembrosdePoder,comquaisquerespéciesremuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidaspeloenteàsentidadesdeprevidência,conformeestabeleceocaputdoart.18da Lei Complementar 101, de 2000.
n) Outras Despesas Correntes: Corresponde aos valores estimados, para o exercício financeiro a que se refere a LDO e para os dois exercícios seguintes, das despesas correntesquenãosereferemàsdespesascompessoaleencargossociaisenemajurose encargos da dívida
o) DespesasPrimáriasdeCapital:Registraosvaloresestimados,paraoexercíciofinanceiro a que se refere a LDO e para os dois exercícios seguintes, das despesas de capital, com exceção das despesas custeadas com fontes de recursos do RPPS deduzidas as concessões de empréstimos e financiamentos, aquisições, de títulos de capital já integralizados, aquisições de títulos de crédito e amortizações da dívida.
p) Pagamento de Restos a Pagar de Despesas Primárias: Registra os valores estimados, para oexercíciofinanceiro aque sereferea LDO e para osdois exercícios seguintes, para os pagamentos de restos a pagar de despesas primárias, com exceção dos restos a pagar de despesas custeadas com fontes de recursos do RPPS.
q) Receita Total (COM FONTES RPPS): Registra as estimativas de receita total com fontes de recursos do RPPS para o exercício financeiro a que se refere a LDO e para os dois exercícios seguintes.
r) Receitas Primárias (COM FONTES RPPS): Corresponde as estimativas de Receitas PrimáriasdoRPPS,ouseja,apenasasreceitasprimáriascomfontesderecursosvinculadas ao RPPS, para o exercício financeiro a que se refere à LDO e para os dois exercícios seguintes.
s) Despesa Total (COM FONTES RPPS): Registra os valores estimados para as despesas totais do RPPS para o exercício financeiro a quese refere aLDO eparaos dois exercícios seguintes.Nesteitem,devemserconsideradasapenasasdespesascusteadascomfontes de recursos do RPPS.
t) Despesas Primárias (COM FONTES RPPS): Registra os valores estimados para as Despesas Primárias do RPPS para o exercício financeiro a que se refere a LDO e para os dois exercícios seguintes.
u) ResultadoPrimário(SEMRPPS)-AcimadaLinha:RegistraasexpectativasdeResultado Primário para o exercício financeiro a que se refere a LDO e para os dois exercícios seguintes. Essa linha é o resultado das Receitas Primárias (EXCETO FONTES RPPS) (I) menosasDespesasPrimárias(EXCETOFONTESRPPS)(II)eindicaseosníveisdegastos orçamentários dos entes federativos são compatíveis com a sua arrecadação, ou seja, se as Receitas Primárias são capazes de suportar as Despesas Primárias.
v) Resultado Primário (COM RPPS) – Acima da Linha: Corresponde as expectativas de Resultado Primário consolidado do ente, inclusive com seu RPPS, para o exercício financeiroaqueserefereaLDOeparaosdoisexercíciosseguintes.Essalinhaéoresultado das Receitas Primárias menos as Despesas Primárias somado ao resultado das Receitas Primárias do RPPS menos as Despesas Primárias do RPPS.
w) Juros, Encargos e Variações Monetárias Ativos (Exceto RPPS): Registra os valores estimados, para o exercício financeiro a que se refere a LDO e para os dois exercícios seguintes,paraosrecursosdecorrentesdeaplicaçõesfinanceirasderivadasdecréditosou remunerações oriundas de eventuais disponibilidades de caixa, bem como as variações monetárias associadas a tais recursos, que correspondem à variação patrimonial aumentativa proveniente de variações da nossa própria moeda em relação aos índices ou coeficientesaplicáveispordispositivolegaloucontratual.Ressalta-sequeserátratadacomo
variaçãomonetáriaapenasacorreçãomonetáriapós-fixada.Sãoregistradasnessalinhaas estimativas para as variações positivas apuradas no período de créditos a receber decorrentes da aplicação de taxas de juros e encargos de mora sobre empréstimos e financiamentos internos e externos concedidos, bem como as respectivas variações monetárias de tais operações.
Também são considerados nessa linha as estimativas para os aumentos de haveres financeiros, apurados no período, decorrentes da remuneração das disponibilidades de caixa ou das aplicações financeiras do ente.
x) Juros, Encargos e Variações Monetárias Passivos (Exceto RPPS): Registra os valores estimados, para o exercício financeiro a que se refere a LDO e para os dois exercícios seguintes, para a estimativa das variações patrimoniais diminutivas decorrentes de juros e encargosincidentessobrepassivosclassificadoscomoDC,taiscomo,operaçõesdecrédito e empréstimos e financiamentos contraídos com pessoas jurídicas de direito público ou privado. Compreende também a estimativa para a variação patrimonial diminutiva proveniente de variações da nossa própria moeda em relação aos índices ou coeficientes aplicáveispordispositivolegaloucontratual.Serátratadacomovariaçãomonetáriaapenas a correção monetária pós-fixada. Não são consideradas as previsões para os valores de juros, encargos e variações monetárias incidentes sobre passivos que não integram a DC, tais como fornecedores a pagar.
y) DívidaPúblicaConsolidada(DC): Compreendeosvaloresesperadospara adoexercício financeiro a que Dívida Pública Consolidada se refere a LDO e, também, para os dois exercícios seguintes.
Conforme disposto no art. 29 da LRF, a dívida pública consolidada ou fundada constitui-se no montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios outratados e da realização deoperaçõesdecrédito,paraamortizaçãoemprazosuperioradozemeses.Asoperações de crédito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento tambémintegramadívidapúblicaconsolidada.NãoincluiasdívidasdoRPPSdoente,cujo serviço (juros, encargos e amortização) seja custeado com recursos próprios do RPPS.
z) Dívida Consolidada Líquida (DCL): Registra os valores esperados para a do exercício financeiro a que Dívida Consolidada Líquida se refere a LDO e, também, para os dois exercíciosseguintes.Correspondeà dívidapúblicaconsolidadamenosasdeduçõesque
compreendem o ativo disponível e os haveres financeiros, líquidos dos Restos a Pagar Processados. Não inclui a disponibilidade de caixa e os demais haveres financeiros do RPPS do ente.
aa)Resultado Nominal (SEM RPPS) - Abaixo do Linha: Registra os valores esperados para oResultadoNominaldoexercíciofinanceiroaqueserefereaLDOeparaosdoisexercícios seguintes.
Pela metodologia abaixo da linha, oresultado nominal representa adiferença entre o saldo dadívidaconsolidadalíquida(DCL)em31dedezembrodoexercícioanterioremrelaçãoao saldo da DCL apurado em 31 de dezembro do exercício de referência. Caso o ente federativo não possua dívida consolidada, ou seja, sua DC seja igual a zero, o resultado nominal abaixo da linha será calculado apenas com base na variação dos estoques de disponibilidades financeiras do ente, ou seja, representará a diferença entre o saldo das “DEDUÇÕES” em 31 de dezembro do exercício anterior em relação ao apurado em 31 de dezembro do exercício de referência.
1.2. MetodologiaeMemóriadeCálculodasMetasAnuais
METODOLOGIAEMEMÓRIADECÁLCULODARECEITAS
ParaocálculodasmetasdescritasnoDemonstrativodasMetasAnuaisfoiconsiderado que, diversas receitas possuem correlação com variáveis do cenário macroeconômico, que incluem a expectativa da atividade econômica medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), do índice de preços (inflação)(IPCA)edataxabásicadejurosdaeconomia(SELIC),divulgadospelorelatórioFocusdo Banco Central do Brasil, conforme tabela abaixo.
ParâmetrosMacroeconômicos | ||||
Variáveis | 2024 | 2025 | 2026 | 2027 |
PIBTotal(variação%sobreoanoanterior) | 1,90 | 2,00 | 2,00 | 2,00 |
IPCA (%) | 3,76 | 3,53 | 3,50 | 3,50 |
IGP-M(%) | 2,00 | 3,65 | 3,90 | 3,80 |
MetaTaxaSelic-médiadoperíodo(%a.a.) | 9,00 | 8,50 | 8,50 | 8,50 |
Taxadecâmbio-fim deperíodo(R$/US$) | 4,95 | 5,00 | 5,04 | 5,07 |
Fonte:RelatórioFocusdoBancoCentraldoBrasilde05/04/2024 | ||||
METODOLOGIAEMEMÓRIADECÁLCULODADESPESA
A projeção das despesas para o triênio 2025 – 2027 foi trabalhada em grandes agregados, norteada pela ótica econômica da sua classificação, compreendendo os seguintes grupos:PessoaleEncargos;JuroseEncargos;OutrasDespesasCorrentes;Investimento;Inversão Financeira e Amortização da Dívida. Inclui-se nesta estrutura o montante destinado à Reserva de Contingência, com afinalidade de promoveracobertura dedespesasidentificadascomoPassivos Contingentes e Riscos Fiscais.
Para efetuar o cálculo em valores Correntes e Constantes, os valores foram corrigidos combasenasvariaçõesprevistasparaoÍndicedePreçoaoConsumidorAmplo/IPCA,destacados na tabela acima.
2. AvaliaçãodoCumprimentodasMetasFiscaisdoExercícioAnterior
A Lei nº 1.224, de 10 de junho de 2022 - LDO 2023, estabeleceu as metas fiscais para o triênio de 2023-2025, conforme a metodologia do Manual de Demonstrativos Fiscais - MDF vigente à época, e as diretrizes para elaboração e execução do orçamento referente ao exercício de 2023.
Ovalordoresultadoprimárioapuradopeloconceito“abaixodalinha”,desconsiderando o impacto dos valores do RPPS do ente, sendo compatível com os valores apurados “acima da linha”. Esse resultado é obtido subtraindo a conta de juros do resultado nominal.
3. MetasFiscaisAtuaisComparadascomasFixadasnosTrêsExercíciosAnteriores
De acordo com o inciso II, § 2º, do art. 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal, compõe, ainda, o Anexo de Metas Fiscais, o comparativo das Metas Anuais fixadas nos três exercícios anteriores com as projetadas para os três exercícios subsequentes.
O objetivo do demonstrativo é dar transparênciaàs informações sobre as metas fiscais dostrêsexercíciosanterioresedostrêsexercíciosseguintes,paraumamelhoravaliaçãodapolítica fiscaldomunicípio,deformaapermitiraanálisedapolíticafiscalemumalinhadotempo, combinando execução passada e perspectivas futuras, validando a consistência dessas últimas.
4. EvoluçãodoPatrimônioLíquido
O conceito de Patrimônio Líquido está vinculado ao de Patrimônio Público. O MCASP item02.03.00,aotratardacomposiçãodopatrimônio,estabeleceoconceitodePatrimônioPúblico como segue:
Patrimônio Público é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não,adquiridos,formados,produzidos,recebidos,mantidosouutilizadospelasentidadesdo setor público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerenteàprestaçãodeserviçospúblicosouàexploraçãoeconômicaporentidadesdosetor público e suas obrigações.
OmesmoManualafirma,ainda,queopatrimôniopúblicoécompostopeloAtivo,Passivo e Patrimônio Líquido, conforme segue:
1. Ativo – compreende os recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem para a entidade benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços;
2. Passivo – compreende as obrigações presentes da entidade, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços.
3. Patrimônio Líquido, Saldo Patrimonial ou Situação Líquida Patrimonial – é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos seus passivos.
Assim, o Patrimônio Líquido representa o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos seus passivos. Integram o Patrimônio Líquido o patrimônio (no caso dos órgãos da administração direta) ou capital social (no caso das empresasestatais), as reservas de capital, os ajustes de avaliação patrimonial, as reservas de lucros, as ações em tesouraria, os resultados acumulados e outros desdobramentos do saldo patrimonial.
5. OrigemeAplicaçãodosRecursosObtidoscomaAlienaçãodeAtivos
Em continuidade à demonstração da evolução do patrimônio líquido, deve ser destacada,segundooincisoIIIdo§2°doart.4daLeideResponsabilidadeFiscal–LRF,aorigem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos.
Éimportanteressaltarodispostonoart.44daLRF,segundooqualévedadaaaplicação de receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público paraofinanciamentodedespesacorrente,salvosedestinadaporleiaoRegimeGeralPrevidência Social ou aos de RPPS.
A LRF estabeleceu esse artigo objetivando preservar o patrimônio público, de forma a impedir que os valores provenientes da alienação de bens cubram despesas que deveriam ser suportadas por receitas correntes de forma a evitar que haja a dilapidação do patrimônio público. Todavia, o que se quer é impedir a alienação de bens sem contrapartida de novos investimentos.
6. AvaliaçãodaSituaçãoFinanceiraeAtuarialdo RPPS
O Município não possuiem suaestruturaadministrativa RegimePrópriode Previdência Social (RPPS), e por tanto não apresenta nesse Anexo de Metas Fiscais o DEMONSTRATIVO VI – AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA E ATUARIAL DO RPPS e o relatório de PROJEÇÃO ATUARIAL DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES.
7. EstimativaeCompensaçãodaRenúnciadeReceita
A Lei de Responsabilidade Fiscal em seu art. 14, § 1º estabelece: “a renúncia compreende anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado”.
Na mesma norma se define também que a concessão ou ampliação de incentivo fiscal do qual decorra renúncia de receita deve atender alternativamente a um dos seguintes critérios:estarprevistanaprojeçãoorçamentáriaconstantedasmetasfiscaisestipuladasou,emcaso negativo,seracompanhada demedida decompensação, deforma anãocomprometertaismetas. Nãohá,nomomento,previsãoderenúnciasdereceitaparaosexercíciosde2025a
2027. Caso venham a ocorrer deverão ser observadas as determinações dos artigos 15 e 16 da LRF, ondeestá estabelecidoque novasrenúncias dereceitasóserãoefetivadas após aexecução de ações compensatórias.
7.MargemdeExpansãodasDespesasObrigatóriasdeCaráterContinuado
ALeiComplementarn.º101/2000,LRF,definenoart.17despesaobrigatóriadecaráter continuado (DOCC) como "a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativoque fixem para o ente aobrigação legalde sua execução por um período superior a dois exercícios”.
O objetivo do Demonstrativo é dar transparência às novas DOCC previstas, se estão cobertasporaumentopermanentedereceitaereduçãopermanentededespesa,paraavaliaçãodo
impactonasmetasfiscaisestabelecidaspeloentealémdeorientaraelaboraçãodaLOA considerando o montante das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado concedidas.
Nessa apuração foi aplicada a taxa de crescimento esperada para o PIB Nacional de 2,00% (dois pontos percentuais).
AMF/Tabela1-DEMONSTRATIVO1–METASANUAIS
MUNICÍPIODESANTANADODESERTOLEIDEDIRETRIZESORÇAMENTÁRIASANEXO DEMETAS FISCAIS
METASANUAIS2025
AMF-Demonstrativo1(LRF,art.4º,§1º) R$1,00
ESPECIFICAÇÃO | 2025 | 2026 | 2027 | |||||||||
Valor | Valor | %PIB | %RCL | Valor | Valor | %PIB | %RCL | Valor | Valor | %PIB | %RCL | |
Corrente | Constante | (a/PIB) | (a/RCL) | Corrente | Constante | (b/PIB) | (b/RCL) | Corrente | Constante | (c/PIB) | (c/RCL) | |
(a) |
| x100 | x100 | (b) |
| x100 | x100 | (c) |
| x100 | x100 | |
ReceitaTotal(EXCETOFONTESRPPS) | 36.000.000 | 34.772.530 | 0,00% | 136,76% | 37.457.250 | 36.136.968 | 0,00% | 136,96% | 39.478.004 | 35.596.580 | 0,00% | 139,46% |
ReceitasPrimárias(EXCETOFONTESRPPS) (I) | 35.302.338 | 34.098.656 | 0,00% | 134,11% | 36.735.170 | 35.440.340 | 0,00% | 134,32% | 38.730.651 | 34.922.706 | 0,00% | 136,82% |
ReceitasPrimáriasCorrentes | 26.652.338 | 25.743.590 | 0,00 | 1,01 | 27.585.170 | 26.612.856 | 0,00 | 1,01 | 28.550.651 | 25.743.590 | 0,00 | 1,01 |
Impostos,TaxaseContribuiçõesdeMelhoria | 1.076.336 | 1.039.637 | 0,00% | 4,09% | 1.114.008 | 1.074.742 | 0,00% | 4,07% | 1.152.998 | 1.039.637 | 0,00% | 4,07% |
TransferênciasCorrentes | 25.361.812 | 24.497.066 | 0,00% | 96,34% | 26.249.476 | 25.324.242 | 0,00% | 95,98% | 27.168.208 | 24.497.066 | 0,00% | 95,98% |
DemaisReceitasPrimáriasCorrentes | 214.190 | 206.886 | 0,00% | 0,81% | 221.686 | 213.872 | 0,00% | 0,81% | 229.445 | 206.886 | 0,00% | 0,81% |
ReceitasPrimáriasdeCapital | 8.650.000 | 8.355.066 | 0,00% | 32,86% | 9.150.000 | 8.827.483 | 0,00% | 33,46% | 10.180.000 | 9.179.116 | 0,00% | 35,96% |
DespesaTotal(EXCETOFONTESRPPS) | 36.000.000 | 34.772.530 | 0,00% | 136,76% | 37.457.250 | 36.136.968 | 0,00% | 136,96% | 39.478.004 | 35.596.580 | 0,00% | 139,46% |
DespesasPrimárias(EXCETOFONTESRPPS)(II) | 35.998.876 | 34.771.444 | 0,00 | 1,37 | 37.447.836 | 36.127.886 | 0,00 | 1,37 | 39.450.361 | 35.571.654 | 0,00 | 1,39 |
DespesasPrimáriasCorrentes | 26.127.844 | 25.236.979 | 0,00 | 0,99 | 27.231.318 | 26.271.477 | 0,00 | 1,00 | 28.876.265 | 26.037.189 | 0,00 | 1,02 |
PessoaleEncargosSociais | 12.938.318 | 12.497.168 | 0,00% | 49,15% | 13.391.159 | 12.919.151 | 0,00% | 48,96% | 13.859.849 | 12.497.168 | 0,00% | 48,96% |
OutrasDespesasCorrentes | 13.189.526 | 12.739.811 | 0,00% | 50,10% | 13.840.160 | 13.352.326 | 0,00% | 50,60% | 15.016.415 | 13.540.022 | 0,00% | 53,05% |
DespesasPrimáriasdeCapital | 9.280.193 | 8.963.771 | 0,00% | 35,25% | 9.604.999 | 9.266.445 | 0,00% | 35,12% | 9.941.174 | 8.963.771 | 0,00% | 35,12% |
PagamentodeRestosaPagardeDespesasPrimárias | 590.839 | 570.694 | 0,00% | 2,24% | 611.519 | 589.964 | 0,00% | 2,24% | 632.922 | 570.694 | 0,00% | 2,24% |
ReceitaTotal(COMFONTES RPPS) | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% |
ReceitasPrimárias(COMFONTESRPPS) (III) | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% |
DespesaTotal(COMFONTES RPPS) | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% |
DespesasPrimárias(COMFONTESRPPS) (IV) | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% |
ResultadoPrimário(SEMRPPS)-AcimadaLinha(V)=(I–II) | -696.537 | -672.788 | 0,00 | -0,03 | -712.666 | -687.546 | 0,00 | -0,03 | -719.709 | -648.949 | 0,00 | -0,03 |
ResultadoPrimário(COMRPPS)-AcimadaLinha(VI)=(V)+(III–IV) | -696.537 | -672.788 | 0,00 | -0,03 | -712.666 | -687.546 | 0,00 | -0,03 | -719.709 | -648.949 | 0,00 | -0,03 |
Juros,EncargoseVariaçõesMonetáriasAtivos(ExcetoRPPS) | 512.845 | 495.358 | 0,00% | 1,95% | 530.794 | 512.085 | 0,00% | 1,94% | 549.372 | 495.358 | 0,00% | 1,94% |
Juros,EncargoseVariaçõesMonetáriasPassivos(ExcetoRPPS) | 241.963 | 233.713 | 0,00% | 0,92% | 250.432 | 241.605 | 0,00% | 0,92% | 259.197 | 233.713 | 0,00% | 0,92% |
DívidaPúblicaConsolidada(DC) | 3.949.318 | 3.814.660 | 0,00% | 15,00% | 3.766.176 | 3.633.427 | 0,00% | 13,77% | 3.565.377 | 3.214.834 | 0,00% | 12,60% |
DívidaConsolidadaLíquida(DCL) | -2.589.816 | -2.501.513 | 0,00% | -9,84% | -3.001.827 | -2.896.020 | 0,00% | -10,98% | -3.439.507 | -3.101.339 | 0,00% | -12,15% |
ResultadoNominal(SEMRPPS)-Abaixodalinha | 388.303 | 375.064 | 0,00% | 1,48% | 412.011 | 397.489 | 0,00% | 1,51% | 437.679 | 394.647 | 0,00% | 1,55% |
FONTE:Secretaria MunicipaldeFazenda
ParâmetrosMacroeconômicos | ||||
Variáveis | 2024 | 2025 | 2026 | 2027 |
PIBTotal(variação%sobreoanoanterior) | 1,90 | 2,00 | 2,00 | 2,00 |
IPCA(%) | 3,76 | 3,53 | 3,50 | 3,50 |
IGP-M(%) | 2,00 | 3,65 | 3,90 | 3,80 |
MetaTaxaSelic-médiadoperíodo(% a.a.) | 9,00 | 8,50 | 8,50 | 8,50 |
Taxadecâmbio-fim deperíodo(R$/US$) | 4,95 | 5,00 | 5,04 | 5,07 |
Fonte:RelatórioFocusdoBancoCentraldoBrasilde05/04/2024
AMF/Tabela2-DEMONSTRATIVO2–AVALIAÇÃODOCUMPRIMENTODASMETASFISCAISDOEXERCÍCIOANTERIOR
MUNICÍPIODESANTANADODESERTOLEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIASANEXO DEMETAS FISCAIS
AVALIAÇÃODOCUMPRIMENTODASMETASFISCAISDOEXERCÍCIOANTERIOR
2025
AMF -Demonstrativo 2(LRF,art. 4º,§2º,inciso I) R$ 1,00
ESPECIFICAÇÃO | MetasPrevistasem 2023
(a) |
%PIB |
%RCL | MetasRealizadasem 2023
(b) |
%PIB |
%RCL | Variação | |
Valor (c)=(b-a) | % (c/a)x100 | |||||||
ReceitaTotal(EXCETOFONTESRPPS) | 33.410.000 | 0,00% | 122,34% | 32.810.884 | 0,00% | 129,33% | -599.116 | -1,79% |
Receitas Primárias (EXCETOFONTESRPPS)(I) | 33.244.203 | 0,00% | 121,73% | 28.396.976 | 0,00% | 111,93% | -4.847.227 | -14,58% |
DespesaTotal(EXCETOFONTESRPPS) | 41.983.059 | 0,00% | 153,73% | 33.561.060 | 0,00% | 132,29% | -8.421.998 | -20,06% |
Despesas Primárias(EXCETOFONTESRPPS)(II) | 41.754.994 | 0,00% | 152,89% | 33.335.816 | 0,00% | 131,40% | -8.419.178 | -20,16% |
ReceitaTotal(COMFONTESRPPS) | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0,00% |
Receitas Primárias(COMFONTESRPPS) (III) | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0,00% |
DespesaTotal (COMFONTES RPPS) | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0,00% |
DespesasPrimárias(COMFONTESRPPS)(IV) | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0,00% | 0,00% | 0 | 0,00% |
Resultado Primário(SEMRPPS) - Acimada Linha(V)= (I–II) | -8.510.791 | 0,00% | -31,16% | -4.938.840 | 0,00% | -19,47% | 3.571.951 | -41,97% |
ResultadoPrimário (COMRPPS)-Acima da Linha (VI)=(V)+(III– IV) | -8.510.791 | 0,00% | -31,16% | -4.938.840 | 0,00% | -19,47% | 3.571.951 | -41,97% |
Dívida PúblicaConsolidada (DC) | 0 | 0,00% | 0,00% | 3.965.555 | 0,00% | 15,63% | 3.965.555 | 0,00% |
Dívida Consolidada Líquida (DCL) | -5.676.825 | 0,00% | -20,79% | -2.121.736 | 0,00% | -8,36% | 3.555.089 | -62,62% |
Resultado Nominal (SEMRPPS)- Abaixo da Linha | -8.510.791 | 0,00% | -31,16% | 2.121.736 | 0,00% | 8,36% | 10.632.527 | -124,93% |
FONTE:SecretariaMunicipalde Fazenda
R$1,00
Parâmetros |
ValorPrevisto2023 | Valor Realizado2023 |
PIBnominal | 0 | 0 |
ReceitaCorrenteLíquida-RCL | 27.310.000,00 | 25.370.111,52 |
AMF/Tabela3-DEMONSTRATIVO3–METASFISCAISATUAISCOMPARADASCOMASFIXADASNOSTRÊSEXERCÍCIOSANTERIORES
MUNICÍPIO DE SANTANA DO DESERTOLEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIASANEXO DE METAS FISCAIS
METASFISCAISATUAISCOMPARADASCOMASFIXADASNOSTRÊSEXERCÍCIOSANTERIORES
2025
AMF–Demonstrativo3(LRF,art.4º,§2º,incisoII)
R$1,00
ESPECIFICAÇÃO | VALORESAPREÇOSCORRENTES | ||||||||||
2022 | 2023 | % | 2024 | % | 2025 | % | 2026 | % | 2027 | % | |
ReceitaTotal(EXCETOFONTESRPPS) | 27.180.000 | 33.410.000 | 22,92% | 39.500.000 | 18,23% | 36.000.000 | -8,86% | 37.457.250 | 4,05% | 39.478.004 | 5,39% |
ReceitasPrimárias(EXCETOFONTESRPPS)(I) | 25.666.625 | 33.244.203 | 29,52% | 34.739.565 | 4,50% | 35.487.155 | 2,15% | 36.926.456 | 4,06% | 38.928.632 | 5,42% |
DespesaTotal(EXCETOFONTESRPPS) | 37.127.143 | 41.983.059 | 13,08% | 40.818.482 | -2,77% | 36.000.000 | -11,80% | 37.457.250 | 4,05% | 39.478.004 | 5,39% |
DespesasPrimárias(EXCETOFONTESRPPS)(II) | 37.127.143 | 41.754.994 | 12,46% | 40.348.482 | -3,37% | 35.458.036 | -12,12% | 36.896.318 | 4,06% | 38.897.439 | 5,42% |
ReceitaTotal(COMFONTESRPPS) | 0 | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% |
ReceitasPrimárias(COMFONTESRPPS)(III) | 0 | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% |
DespesaTotal(COMFONTESRPPS) | 0 | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% |
DespesasPrimárias(COMFONTESRPPS)(IV) | 0 | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% |
ResultadoPrimário(SEMRPPS)-AcimadaLinha(V)= (I –II) | -11.460.518 | -8.510.791 | -25,74% | -5.608.917 | -34,10% | 29.119 | -100,52% | 30.138 | 3,50% | 31.193 | 3,50% |
ResultadoPrimário(COMRPPS)-AcimadaLinha(VI)=(V)+ (III–IV) | -11.460.518 | -8.510.791 | -25,74% | -5.608.917 | -34,10% | 29.119 | -100,52% | 30.138 | 3,50% | 31.193 | 3,50% |
DívidaPúblicaConsolidada(DC) | 4.402.026 | 3.965.555 | -9,92% | 4.114.660 | 3,76% | 3.949.318 | -4,02% | 3.766.176 | -4,64% | 3.565.377 | -5,33% |
DívidaConsolidadaLíquida(DCL) | 0 | -2.121.736 | 0,00% | -2.201.513 | 3,76% | -2.589.816 | 17,64% | -3.001.827 | 15,91% | -3.439.507 | 14,58% |
ResultadoNominal(SEMRPPS)-AbaixodaLinha | 0 | 2.121.736 | 0,00% | 79.777 | -96,24% | 388.303 | 386,73% | 412.011 | 6,11% | 437.679 | 6,23% |
ESPECIFICAÇÃO | VALORESAPREÇOSCONSTANTES | ||||||||||
2022 | 2023 | % | 2024 | % | 2025 | % | 2026 | % | 2027 | % | |
ReceitaTotal(EXCETOFONTESRPPS) | 29.990.742 | 34.903.427 | 16,38% | 39.500.000 | 13,17% | 34.772.530 | -11,97% | 36.190.580 | 4,08% | 38.142.999 | 5,39% |
ReceitasPrimárias(EXCETOFONTESRPPS)(I) | 28.320.866 | 34.730.219 | 22,63% | 34.739.565 | 0,03% | 34.277.171 | -1,33% | 35.677.735 | 4,09% | 37.612.205 | 5,42% |
DespesaTotal(EXCETOFONTESRPPS) | 40.966.540 | 43.859.701 | 7,06% | 40.818.482 | -6,93% | 34.772.530 | -14,81% | 36.190.580 | 4,08% | 38.142.999 | 5,39% |
DespesasPrimárias(EXCETOFONTESRPPS)(III) | 40.966.540 | 43.621.443 | 6,48% | 40.348.482 | -7,50% | 34.249.045 | -15,12% | 35.648.616 | 4,09% | 37.582.066 | 5,42% |
ReceitaTotal(COMFONTESRPPS) | 0 | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% |
ReceitasPrimárias(COMFONTESRPPS)(III) | 0 | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% |
DespesaTotal(COMFONTESRPPS) | 0 | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% |
DespesasPrimárias(COMFONTESRPPS)(IV) | 0 | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% | 0 | 0,00% |
ResultadoPrimário(SEMRPPS)-AcimadaLinha(V)= (I –II) | -12.645.674 | -8.891.224 | -29,69% | -5.608.917 | -36,92% | 28.126 | -100,50% | 29.119 | 3,53% | 30.138 | 3,50% |
ResultadoPrimário(COMRPPS)-AcimadaLinha(VI)=(V)+ (III–IV) | -12.645.674 | -8.891.224 | -29,69% | -5.608.917 | -36,92% | 28.126 | -100,50% | 29.119 | 3,53% | 30.138 | 3,50% |
DívidaPúblicaConsolidada(DC) | 4.857.249 | 4.142.816 | -14,71% | 4.114.660 | -0,68% | 3.814.660 | -7,29% | 3.638.818 | -4,61% | 3.444.809 | -5,33% |
DívidaConsolidadaLíquida(DCL) | 0 | -2.216.577 | 0,00% | -2.201.513 | -0,68% | -2.501.513 | 13,63% | -2.900.316 | 15,94% | -3.323.195 | 14,58% |
ResultadoNominal(SEMRPPS)-AbaixodaLinha | 0 | 2.216.577 | 0,00% | 79.777 | -96,40% | 375.064 | 370,14% | 398.078 | 6,14% | 422.879 | 6,23% |
FONTE:SecretariaMunicipaldeFazenda
MetodologiadeCálculodosValoresConstantes
ÍndicesdeInflação | 2022 | 2023 | 2024 | 2025 | 2026 | 2027 |
5,62 | 4,47 | 3,76 | 3,53 | 3,50 | 3,50 |
Nota:2024-2027inflaçãomédia(%anual)projetadacombasenoIPCA-RelatórioFocusdoBancoCentraldoBrasilde05/04/2024.
AMF/Tabela4-DEMONSTRATIVO4–EVOLUÇÃODOPATRIMÔNIOLÍQUIDO
MUNICÍPIODESANTANADODESERTO LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DEMETAS FISCAIS EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO 2025
AMF-Demonstrativo4(LRF,art.4º,§2º,incisoIII) R$1,00
PATRIMÔNIOLÍQUIDO | 2023 | % | 2022 | % | 2021 | % |
Patrimônio/Capital | - | 0,00% | - | 0,00% | - | 0,00% |
Reservas | - | 0,00% | - | 0,00% | - | 0,00% |
ResultadoAcumulado | 29.072.414 | 100,00% | 27.857.984 | 100,00% | 23.937.343 | 100,00% |
TOTAL | 29.072.414 | 100,00% | 27.857.984 | 100,00% | 23.937.343 | 100,00% |
REGIMEPREVIDENCIÁRIO | ||||||
PATRIMÔNIOLÍQUIDO | 2023 | % | 2022 | % | 2021 | % |
Patrimônio | - | 0,00% | - | 0,00% | - | 0,00% |
Reservas | - | 0,00% | - | 0,00% | - | 0,00% |
LucrosouPrejuízos Acumulados | - | 0,00% | - | 0,00% | - | 0,00% |
TOTAL | - | 0,00% | - | 0,00% | - | 0,00% |
FONTE:SecretariaMunicipaldeFazenda
AMF/Tabela5-DEMONSTRATIVO5–ORIGEMEAPLICAÇÃODOSRECURSOSOBTIDOSCOMAALIENAÇÃODEATIVOS
MUNICÍPIODESANTANADODESERTO LEIDEDIRETRIZESORÇAMENTÁRIAS ANEXO DEMETAS FISCAIS
ORIGEMEAPLICAÇÃODOSRECURSOSOBTIDOSCOMAALIENAÇÃODEATIVOS
2025
AMF-Demonstrativo5(LRF,art.4º,§2º,incisoIII) R$1,00
RECEITASREALIZADAS | 2023 (a) | 2022 (b) | 2021 (c) |
RECEITASDECAPITAL-ALIENAÇÃODEATIVOS(I) | 146 | 131 | 32 |
AlienaçãodeBensMóveis | - | - | - |
AlienaçãodeBensImóveis | - | - | - |
AlienaçãodeBensIntangíveis | - | - | - |
RendimentosdeAplicaçõesFinanceiras | 146 | 131 | 32 |
0
DESPESASEXECUTADAS | 2023 (d) | 2022 (e) | 2021 (f) |
APLICAÇÃODOSRECURSOSDA ALIENAÇÃODEATIVOS(II) | - | - | - |
DESPESASDECAPITAL | - | - | - |
Investimentos | - | - | - |
InversõesFinanceiras | - | - | - |
AmortizaçãodaDívida | - | - | - |
DESPESASCORRENTESDOSREGIMESDEPREVIDÊNCIA | - | - | - |
RegimeGeral dePrevidênciaSocial | - | - | - |
RegimePrópriodePrevidênciadosServidores | - | - | - |
SALDOFINANCEIRO | 2023 (g)=((Ia–IId)+IIIh) | 2022 (h)=((Ib–IIe)+IIIi) | 2021 (i)=(Ic–IIf) |
VALOR(III) | 1.581 | 1.435 | 1.304 |
FONTE:SecretariaMunicipaldeFazenda
AMF/Tabela7-DEMONSTRATIVO7–ESTIMATIVAECOMPENSAÇÃODARENÚNCIADE RECEITA
MUNICÍPIODESANTANADODESERTO LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DEMETAS FISCAIS
ESTIMATIVAECOMPENSAÇÃODARENÚNCIADERECEITA
2025
AMF-Demonstrativo7(LRF,art.4°,§2°,incisoV) R$1,00
TRIBUTO |
MODALIDADE | SETORES/ PROGRAMAS/ BENEFICIÁRIO | RENÚNCIADERECEITAPREVISTA |
COMPENSAÇÃO | ||
2025 | 2026 | 2027 | ||||
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL | 0,00 | 0,00 | 0,00 | - | ||
FONTE:SecretariaMunicipalde Fazenda
AMF/Tabela8-DEMONSTRATIVO8–MARGEMDEEXPANSÃODASDESPESASOBRIGATÓRIASDECARÁTERCONTINUADO
MUNICÍPIODESANTANADODESERTO LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DEMETAS FISCAIS
MARGEMDEEXPANSÃODASDESPESASOBRIGATÓRIASDECARÁTERCONTINUADO
2025
AMF-Demonstrativo8(LRF,art.4°,§2°,incisoV) R$1,00
EVENTOS | ValorPrevistopara2025 |
Aumento Permanente da Receita (-)TransferênciasConstitucionais (-)Transferências aoFUNDEB | 547.000 |
SaldoFinaldoAumentoPermanente deReceita(I) | 547.000 |
ReduçãoPermanentedeDespesa(II) |
|
MargemBruta(III)=(I+II) | 547.000 |
SaldoUtilizadodaMargemBruta(IV) Novas DOCC NovasDOCCgeradasporPPP | - |
MargemLíquidadeExpansãodeDOCC(V)=(III-IV) | 547.000 |
FONTE: Secretaria Municipalde Fazenda
RISCOSFISCAIS
Em conformidade com o § 3º, do art. 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n.º 101, de 04 de maio de 2000) e com o disposto na Portaria da Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda de nº 699, de 07 de julho de 2023, os riscos fiscais do Município de Minduri estão apresentados no Demonstrativo dos Riscos Fiscais e Providências.
Cumpreesclarecerqueàsdemandasjudiciaisjáconvertidasemprecatórios,asmesmas não configuram riscos fiscais, uma vez que tratam de passivo já alocado no orçamento anual, conforme orienta a 14ª edição do Manual de Demonstrativos Fiscais - MDF, conforme transcrição abaixo.
“As obrigações explícitas diretas do ente da Federação – inclusive os precatórios judiciais – devem ser reconhecidas, quantificadas e planejadas como despesas na Lei OrçamentáriaAnualenãoconstituemriscosfiscais;logo,nãopodemserincluídasneste Anexo de Riscos Fiscais. Por se tratarem de passivos alocados no Orçamento, os precatóriosnãoseenquadramnoconceitoderiscofiscal,conformeestabelecidono§5º do art. 100 da Constituição Federal.”
ARF/Tabela1-DEMONSTRATIVODOSRISCOSFISCAISEPROVIDÊNCIAS
MUNICÍPIODESANTANADODESERTO LEIDEDIRETRIZESORÇAMENTÁRIAS ANEXO DE RISCOS FISCAIS
DEMONSTRATIVODERISCOSFISCAISEPROVIDÊNCIAS
2025
ARF(LRF,art4º,§ 3º) R$1,00
PASSIVOSCONTINGENTES | PROVIDÊNCIAS | ||
Descrição | Valor | Descrição | Valor |
DemandasJudiciais | 90.000 | Aberturadecréditosadicionaisapartirdo |
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DívidasemProcessode |
| cancelamentodedotaçãodedespesas |
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AvaiseGarantiasConcedidas |
| discricionárias | 40.000 |
AssunçãodePassivos |
| Aberturadecréditosadicionaisapartirda |
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AssistênciasDiversas |
| Reserva de Contingência | 50.000 |
OutrosPassivosContingentes |
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SUBTOTAL | 90.000 | SUBTOTAL | 90.000 |
DEMAISRISCOSFISCAISPASSIVOS | PROVIDÊNCIAS | ||
Descrição | Valor | Descrição | Valor |
FrustraçãodeArrecadação |
| Aberturadecréditosadicionaisapartirdo |
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RestituiçãodeTributosa Maior |
| cancelamentodedotaçãodedespesas |
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DiscrepânciadeProjeções: |
| discricionárias |
|
OutrosRiscosFiscais |
| Aberturadecréditosadicionaisapartirda |
|
|
| Reserva de Contingência |
|
SUBTOTAL | - | SUBTOTAL | - |
TOTAL | 90.000 | TOTAL | 90.000 |
FONTE:SecretariaMunicipaldeFazenda